No final de terceiro trimestre deste ano existiam em Portugal mais de 11 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel, representando um aumento de 3,9 por cento face ao trimestre anterior. O incremento do número de assinantes do serviço foi impulsionado pelos cartões pré-pagos que representaram 81,4 por cento, num crescimento de 4,3 por cento, divulga a Anacom, que atribui o crescimento ao lançamento das ofertas da UZO, Vodafone Directo e Rede4.

Em termos globais a taxa de penetração do serviço ascendeu 105,8 por cento, situando-se acima da média da União Europeia, que era de 93,9 por cento no trimestre em análise.

A dinamização do número de assinantes continua a dar-se sobretudo nos planos pré pagos, que cativaram 81,4 por cento do total de assinantes e foram, segundo a Anacom, os que mais contribuíram para o crescimento do serviço. Os números do regulador indicam que no mesmo período só 18,6 por cento dos utilizadores detinha planos de assinatura.

Os clientes do serviço realizaram cerca de 1,69 mil milhões de chamadas, mais 4,8 por cento do que no trimestre anterior e mais 10,7 por cento face ao período homólogo do ano passado.

No mesmo período, os utilizadores de telefones móveis receberam 1,7 mil milhões de chamadas, mais 3,5 por cento que no trimestre anterior. O número total de minutos de conversação nas redes móveis aumentou 5,4 por cento face ao segundo trimestre, ultrapassando os três mil milhões de minutos.

Pelo contrário, as chamadas fixo-móvel registaram uma variação negativa de 2,3 por cento face ao trimestre anterior.

O número de mensagens escritas enviadas pelos utilizadores atingiu as 1,54 mil milhões de SMS, correspondendo a um crescimento de 116,7 por cento face ao trimestre anterior. O número médio de SMS enviado por cliente passou de 22 para 46.

Segundo o regulador, o crescimento do número de SMS enviado está relacionado com as campanhas promocionais dos operadores móveis nacionais que têm como objectivo incentivar a utilização do serviço SMS.

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