A Novell quer poupar 110 milhões de dólares em despesas ao ano e para isso vai avançar com um plano de reestruturação que contempla o despedimento de 600 funcionários - mais de 10 por cento da sua força total de trabalho - até ao final de Janeiro de 2006, quando termina o seu primeiro trimestre fiscal.



Com tais medidas de reestruturação, a Novell prevê conseguir registar um valor de reestruturação entre 30 a 35 milhões de dólares no quarto trimestre do ano fiscal, concluído a 31 de Outubro de 2005. Estima-se que o efeito total das reduções de custos seja atingido no primeiro trimestre fiscal.



Esta foi uma "decisão difícil", refere Jack Messman, presidente e CEO da Novell, no comunicado, mas necessária "de forma a garantir que os nossos custos fiquem mais alinhados com a nossa estratégia de negócio", acrescenta.



Em comunicado, a fabricante informa ainda que o desenvolvimento de produtos e os recursos de consultoria estarão a partir daqui mais concentrados nas oportunidades de crescimento dentro do mercado do Linux e do open source e da Identidade e Gestão de Recursos.



"A orientação-chave nesta redução de custos está na concentração de recursos nas nossas áreas de crescimento", diz Joseph S. Tibbetts, Jr., vice-presidente e director financeiro da Novell. "Desta forma, poderemos reduzir as despesas relacionadas com o desenvolvimento de produtos, consolidar as nossas operações a nível mundial, focalizar-nos melhor nos nossos esforços de marketing e realizar melhorias operacionais na função administrativa e geral", justifica.



A Novell anunciou ainda que a sua Comissão Executiva autorizou ao consultor financeiro e de gestão, o Citigroup Corporate e Investment Banking, a exploração de alternativas estratégicas para a Celerant, a subsidiária de consultoria da empresa. Foi igualmente anunciada a sua intenção prévia em separar a Celerant da Novell "quando o mercado e outras condições forem apropriados", refere-se.



Notícias Relacionadas:

2005-06-21 - Novell e CS2C em parceria para implementação de Linux na China

2005-03-22 - Novell anuncia suite Linux para PMEs

2005-03-14 - Novell revela SuSE Linux Professional 9.3 na CeBIT