A Feedzai e a associação britânica de bancos e operadores financeiros anunciaram uma parceria para a edição de 2023 do Relatório Anual de Fraude da UK Finance, que terá este ano como parceiro e patrocinador principal a fintech portuguesa, nascida em Coimbra.

O relatório vai destacar os principais temas, oportunidades e desafios para a indústria bancária e financeira do Reino Unido, nos seus esforços contínuos para proteger os clientes da fraude e fornecer insights para profissionais da indústria, reguladores e decisores políticos, explica a fintech numa nota de imprensa.

À Feedzai vai caber analisar e retirar conclusões dos dados fornecidos à UK Finance pelos bancos e instituições financeiras britânicas suas associadas, no que se refere ao número de casos de fraude e ao valor das perdas por fraude no Reino Unido. O documento vai também alinhar conclusões sobre as principais tendências e prevalência de tipos específicos de fraudes verificadas durante o período em análise. O relatório, que representará a voz de uma associação com mais de 300 entidades do sector financeiro britânico, será publicado no final do ano.

"Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pela UK Finance do Reino Unido como seu parceiro de confiança para a entrega da edição deste ano do Relatório Anual sobre Fraudes”, admite Pedro Barata, Chief Product Officer da Feedzai.

“O relatório é um documento de referência, vital para todos os profissionais que trabalham na prevenção da criminalidade financeira no Reino Unido e é uma referência importante no acompanhamento dos progressos nesta área”, acrescenta o mesmo responsável. Pedro Barata refere ainda, que o documento vai ajudar a dar uma visão mais clara de como todos os intervenientes podem trabalhar melhor em conjunto, para combater a criminalidade financeira no país.

A parceria firmada entre as duas entidades também prevê o envolvimento da Feedzai na conferência anual da associação - Congresso do Crime Económico, que terá lugar no próximo dia 30 de março em Londres. Um dos oradores da conferência será assim Daniel Holmes, especialista da Feedzai em prevenção de fraude, que vai integrar um painel de debate sobre a importância da colaboração entre atores de diferentes áreas, na prevenção da fraude.

A Feedzai é um dos unicórnios de origem portuguesa, neste momento com uma valorização superior a 1,5 mil milhões de dólares. A empresa desenvolveu uma plataforma cloud de gestão de risco, suportada por inteligência artificial, que é usada por instituições em todo o mundo para monitorizar a segurança de transações financeiras. Presta serviços a clientes em 190 países, onde se incluem 80% das empresas do ranking Fortune 500, e tem mais de 600 colaboradores.