O relatório Economic Survey of Portugal 2021 foi hoje divulgado pela OCDE e um comunicado conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Economia e Transição Digital sublinha que "vem confirmar as projeções económicas conhecidas no início deste mês".

Segundo os dados, Portugal será o país da OCDE com a maior taxa de crescimento económico no próximo ano, superando em 1,6 pontos percentuais o nível de atividade económica verificado no pré-pandemia. Prevê-se também uma forte recuperação da economia nos anos seguintes, com o PIB a aumentar 14% entre 2021 e 2023, 4,8% em 2021, 5,8% em 2022 e 2,8% em 2023.

A transição digital da economia é também destacada. Na edição de 2021, a OCDE dedica o capítulo temático do relatório à avaliação da transição digital do país, assinalando que "Portugal alcançou progressos impressionantes na transição digital na última década, equiparando-se aos países da OCDE com melhor desempenho em algumas áreas".

O teletrabalho e a evolução do e-commerce durante a crise de Covid-19 são elementos referenciados, indicando que as empresas têm-se voltado cada vez mais para ferramentas digitais para manter e expandir a atividade económica.

"As tecnologias digitais podem ajudar Portugal a enfrentar os novos desafios como a recuperação da crise pandémica, bem como os desafios de longo prazo, apontando recomendações nesse sentido", refere ainda a OCDE.

Apesar das disparidades na adoção das TIC entre empresas e pessoas, que continuam a ser significativas, a OCDE sublinha as medidas do Plano de Ação para a Transição Digital nesta área.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.