O número de telemóveis vendidos pela Sony Ericsson no terceiro trimestre de 2005 atingiu as 13,8 milhões de unidades, o que corresponde a um crescimento de 29 por cento em relação ao período homólogo do ano anterior. A empresa terminou o terceiro trimestre de 2005 com vendas líquidas de 2,055 mil milhões de euros, num crescimento de 22 por cento em relação às vendas do ano anterior.

Os lucros antes de impostos e os resultados líquidos depois de impostos registaram crescimentos anuais de 15 milhões e 14 milhões respectivamente, revela a empresa em conferência de imprensa.

José Brandão, site manager da Sony Ericsson em Portugal, explica que a boa performance se relaciona com o investimento da Sony Ericsson em investigação e desenvolvimento, permitindo-lhe expandir o seu portfólio de produtos. Este responsável sublinha que "a procura global de mercado tem vindo a crescer acima das expectativas, pelo que a empresa assistiu a um aumento das suas expectativas iniciais de 2005 para um valor global de cerca de 760 milhões de unidades".

A Sony Ericsson apresentou ainda o seu novo telemóvel Walkman com tecnologia UMTS. O W900, que surge na sequência dos modelos W800, W550 e W600, apresenta-se como um leitor de música com um ecrã de 2,2 polegadas, uma câmara de 2 Megapixel que filma até 30 frames por segundo, memória interna de 470 MB e uma memória externa de 2GB.

Este novo telemóvel permite descarregar músicas dos portais e das operadoras e permite ao utilizador controlar o leitor walkman sem o retirar do bolso. O equipamento estará disponível no final do quarto trimestre deste ano no mercado europeu, com um preço estimado de 600 euros.

Outra das novidades da empresa foi o anúncio do lançamento na Europa do P990, o primeiro a utilizar a versão 9.1 do sistema operativo Symbian e interface UIQ, assim como a combinar Wi-Fi e 3G. Para além de dispôr de uma câmara de 2 megapixels com auto-foco, o equipamento conta com uma memória interna de 80 MBytes e o pacote que o comercializa inclui um cartão de memória Memory Stick Pro Duo de 64 MBytes.

O P990 só estará disponível no primeiro trimestre de 2006 ao preço estimado de 700 euros, pelo facto da empresa ter como objectivo incentivar o desenvolvimento de novas aplicações sobre as plataformas Symbian e UIQ que possam enriquecer a experiência móvel do utilizador.

Para além dos equipamentos, a Sony Ericsson anunciou novos acessórios, nomeadamente o sistema Home Áudio MSD-70, que reproduz músicas do telemóvel através da tecnologia áudio digital Sony S-Master, o transmissor de música FM Walkman MMR-60, que incorporado a um telemóvel Sony Ericsson pode transmitir ficheiros musicais do telemóvel via rádio na banda FM, e o auricular Bluetooth HBH-PV700, que possui uma autonomia de 5 horas de conversação e 150 horas em stand-by.

O transmissor de música FM só será comercializado em países onde a legislação o permita, o HBH-PV700 estará disponível ainda este ano e o sistema Home Áudio MDS-70 apenas no primeiro trimestre de 2006 a nível mundial, revela a empresa.

Notícias Relacionadas:
2005-07-15 - Sony Ericsson aumenta vendas mas baixa lucros
2005-05-04 - Ericsson Portugal factura 50 milhões de euros no primeiro trimestre