A Hewlett-Packard (HP) superou as expectativas de alguns analistas de mercado ao divulgar receitas de 20,8 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do seu exercício fiscal, um valor dez por cento superior face ao mesmo período do ano passado. Porém os lucros da empresa foram reduzidos abruptamente devido a ajustamentos realizados neste trimestre.

De acordo com a fabricante, estes valores de facturação foram alcançados depois de se ter verificado uma significante melhoria nas unidades de produtos corporativos, computadores pessoais e na própria rentabilidade da empresa, comandada agora por Mark Hurd, que efectuou alguns cortes nos postos de trabalho.

O lucro líquido foi de 73 milhões de dólares (cerca de três cêntimos por acção), um montante bastante inferior relativamente ao mesmo período do ano passado. No entanto, a actividade da empresa no exterior atingiu lucros na ordem dos 14,5 mil milhões de dólares, tirando partido da nova legislação fiscal.

Alguns analistas entrevistados pela Thomson First Call esperavam que neste terceiro trimestre a empresa alcançasse receitas de 20,5 mil milhões de dólares. Porém, o director geral Mark Hurd disse à imprensa, que estava satisfeito com os resultados tendo em conta a concorrência na fixação de preços.

A divisão de sistemas empresariais e storage - responsável pelo HP Integrity, servidores Non-Stop e ProLiant - verificou um aumento na ordem dos 20 pontos percentuais comparativamente com o ano passado e as unidades de Imagem e Impressão garantira, lucros cifrados nos 5,9 mil milhões de dólares.

Para o quarto trimestre, a HP espera que a receita se situe entre os 22,4 e os 22,8 mil milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - HP põe fim à parceria com a Apple para a venda de iPods

2005-07-19 - HP confirma plano de reestruturação que envolve 14.500 despedimentos

2005-06-14 - HP volta a separar as unidades de PCs e impressoras

2005-02-17 - HP reporta crescimento ténue de lucros no trimestre