Depois de três semanas de contendo, a Oracle acabou por sair vencedora face à rival SAP na intenção de compra da Retek, uma empresa norte- americana especializada no desenvolvimento de software de gestão para o sector da distribuição.



Num comunicado, a Oracle faz saber que pagará 11,25 dólares por acção da Retek, num total de 643 milhões de dólares, um valor que supera as ofertas anteriores da SAP.



A empresa alemã foi a primeira a avançar com uma proposta de aquisição da totalidade do capital da Retek, propondo 8,5 dólares por título. Na fase de apreciação da proposta por parte das autoridades da concorrência e do conselho de administração da empresa, a Oracle surgiu com uma contra-proposta oferecendo mais 0,5 cêntimos por acção. Já na semana passada, a SAP acabou por apresentar uma nova proposta de compra da Retek a 11 dólares por cada acção, cobrindo a sua anterior oferta e a contra-proposta da Oracle.



A empresa de Larry Alisson terá que assumir uma indemnização de 25 milhões de dólares que a Retek deve pagar à SAP, segundo a cláusula de rescisão de contrato. No total, a Oracle terá que desembolsar perto de 670 milhões de dólares.



Com a compra da Retek, a gigante americana das bases de dados assegura a liderança no mercado de software de gestão empresarial nos Estados Unidos, onde apresenta uma quota de mercado de 15 por cento, contra os 12 por cento da SAP.




Notícias Relacionadas:

2005-03-17 - SAP responde a Oracle com contra-proposta para a compra da Retek

2005-03-09 - Oracle prepara nova aquisição para travar SAP no mercado americano