Boas notícias para o comércio electrónico

O balanço da época de Natal de 2002 em termos de comércio electrónico foi positivo, apesar do clima de recessão. Um inquérito realizado pela Associação de Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) a mais de 200 comerciantes online indica um crescimento significativo das vendas, que deverão ter duplicado neste período. Estes resultados estão em linha com as previsões internacionais que indicam uma nova duplicação durante a época de Natal de 2003 que agora termina.


2003-01-04 - Inquérito da ACEP conclui que comércio electrónico duplicou neste Natal
2003-12-26 - Lojas online podem bater recorde de vendas no Natal de 2003

Finalmente a Interligação no MMS

Depois de vários meses em que os clientes das operadoras móveis apenas podiam trocar mensagens multimédia dentro da mesma rede, no mês de Janeiro foi anunciado um acordo de interligação entre as três empresas portuguesas de comunicações móveis. Este entendimento colocou Portugal mais uma vez na linha da frente na área de telemóveis já que foi dos primeiros países a garantir a interligação entre todas as redes a operar no país, quando outros ainda negociavam acordos limitados entre operadores.


2003-01-27 - Interligação de serviço de mensagens multimédia já disponível na rede


Adiamento oficial do UMTS
Pela segunda vez, em Janeiro o Ministro da Economia comunicou o adiamento oficial do arranque do UMTS, como já era esperado pelo mercado. A data ficou então marcada para 31 de Dezembro de 2003, mas entretanto foi assumido o compromisso de se exigir aos operadores apenas um inicio de testes, remetendo o lançamento comercial do serviço para o segundo semestre de 2004...


2003-01-02 - UMTS oficialmente adiado para 31 de Dezembro de 2003




... e distribuição gratuita de espectro da Oniway

Aquele que foi provavelmente o Dossier mais complicado de 2002, que levou ao encerramento da OniWay, deixou alguns aspectos por resolver ainda para 2003, nomeadamente a distribuição do espectro atribuído pela licença UMTS a esta operadora. Também em Janeiro o Ministro da Economia assinou o despacho que autorizava a distribuição do espectro entre os três operadores de telefonia móvel nacionais.


2003-01-16 - Governo opta pela distribuição gratuita do espectro da OniWay



Microsoft intensifica apoio a Governos

De modo a travar a adopção de software open source por parte de entidades governamentais, a Microsoft anunciou logo no início do ano o Government Security Program, uma iniciativa que visa disponibilizar aos governos e agências de segurança de vários países "acesso controlado e sujeito a determinadas restrições de licenciamento" ao código fonte do Windows. Esta conseguiu uma adesão razoável, reunindo até Agosto uma dúzia de Governos, mas não conseguiu impedir um movimento de promoção do open source em organismos públicos de vários países.

O debate, que muitas vezes parece já mais político do que tecnológico, continua sobre as vantagens de adoptar sistemas open source em organismos públicos e promete tornar-se mais intenso no próximo ano. Em Portugal a questão está "adormecida" depois de ter sido chumbada no Parlamento a proposta do Bloco de Esquerda.

2003-01-15 - Microsoft autoriza governos a analisarem código fonte

2003-08-01 - Microsoft já disponibilizou códigos fonte do Windows a 12 governos

2003-11-25 - Governo Brasileiro quer reduzir custos através de software open source

Voltar ao texto principal
2003 - O ano da espera