A Salesforce anunciou a plataforma Salesforce Web3, com o objetivo de ajudar as empresas a criar, gerir e implementar NFTs de uma forma sustentável e de confiança, disse a empresa em comunicado. Os clientes da tecnológica podem ligar a plataforma Customer 360 com dados Web3, permitindo-lhes interagir com a sua marca em ambientes físicos e digitais.

Tecnologias como o blockchain e NFTs estão incluídas na Web3, elementos que a Salesforce afirma que oferecem às marcas mais oportunidades criativas de envolverem novos públicos. Ao mesmo tempo, podem explorar os dados gerados para aprofundar a relação com os seus clientes e obter maior fidelização. A empresa cita um inquérito que indica que 45% dos consumidores estariam mais interessados em comprar um NFT se este viesse da sua marca favorita. E que três em quatro consumidores que compraram um NFT dizem este os torna mais leais à respetiva marca.

As marcas podem recorrer ao Web3 Connect, uma nova integração da API da Salesforce, para criarem experiências personalizadas omni-canal em ambiente de Web2 e Web3, oferecendo uma visão de 360º de como os seus clientes interagem com as suas coleções de NFTs. As empresas podem criar e gerir as suas coleções de NFT diretamente através da Salesforce e dessa forma aceder a informações dos clientes em tempo real, assim como monitorizar atividades de blockchain e automatizar processos através da plataforma Salesforce Flow.

As questões éticas e abordagem responsável e orientada por valores são preocupações da Salesforce, que envolveu colaboradores, especialistas académicos e organizações não-governamentais para desenvolver o seu produto Web3. Empresas parceiras como a Accenture e a Deloitte Digital, entre outras agências digitais e consultoras estão envolvidas em ajudar as empresas a implementar o Web3, blockchain, carteiras digitais e a produção de NFT.

Um dos clientes que já utilizou a plataforma Salesforce Web3 foi a Mattel, que desenvolveu uma série composta por 215 mil NFTs únicos dos famosos carrinhos em miniatura Hot Wheels.