A Samsung acrescentou novas patentes à lista daquelas que dão causa ao processo movido contra a Apple em tribunais alemães. A novidade foi anunciada por um porta-voz da fabricante coreana, esta segunda-feira.

O processo intentado em abril diz respeito a várias patentes relacionadas com tecnologias WCDMA, para comunicações móveis de terceira geração (3G), usadas em dispositivos como tablets e smartphones.

A estas, a Samsung vem agora acrescentar mais quatro patentes, entre as quais se incluem processos relativos ao uso de "emoticons" - os bonequinhos usados para descrever as emoções dos utilizadores durante o uso de serviços de troca de mensagens instantâneas (chats) -, detalha a agência Reuters.

Fizemos "mais quatro queixas; duas estão relacionadas com patentes de standards e as outras duas são patentes referentes a utilitários", afirmou o porta-voz, citado pela agência noticiosa.

De acordo com a mesma fonte, o tribunal terá informado que estas queixas serão tratadas de forma independente das apresentadas em abril.

O responsável revelou ainda que na passada sexta-feira, o tribunal de Mannheim encarregue do processo iniciado em abril, levou a cabo uma audiência com as partes, agendando a leitura da sentença do caso para 2 de março.

Este é o mais recente episódio numa batalha legal que se tem estendido às mais diversas geografias. Há pouco mais de uma semana, a Apple viu recusado um pedido, em território norte-americano, para que fossem impedidas as vendas nos EUA de smartphones e tablets Galaxy, da Samsung. A fabricante do iPhone tinha feito o mesmo pedido na Austrália onde se saiu melhor, mas a proibição acabou também por ser, entretanto, levantada.

Na Alemanha, os duelos entre as gigantes protagonizaram episódios caricatos, como aquele em que a Samsung se viu obrigada a retirar de exposição um dos mais recentes lançamentos da linha Galaxy Tab durante a maior feira de eletrónica de consumo da europa, a IFA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes