De forma idêntica ao reportado pela concorrente Apple, também a Samsung registou um crescimento dos lucros no último trimestre de 2011, graças às vendas recorde de smartphones.

Em linha com os resultados preliminares apresentados no início do mês, o lucro líquido da empresa sul coreana atingiu os 4 biliões de won (2.712 milhões de euros) entre outubro e dezembro, num crescimento de 17% face aos 3,4 biliões (2.306 milhões de euros) ganhos em igual período do ano anterior.

O lucro operacional subiu 75,8%, para os 5,3 biliões de wons (cerca de 3.597 milhões de euros).

Os resultados anuais, por sua vez, mostram um resultado líquido de 13,730 triliões de wons (9,3 bilhões de euros) comparativamente aos 16,150 triliões alcançados em 2010 (-17%), apesar do volume de negócios ter registado uma subida de 6,7%, para os 165 triliões de won.

A redução do lucro da Samsung ficou a dever-se, em parte, "à conjuntura de concorrência intensa no mercado tecnológico mundial, num ano marcado pela crise económica global", justifica a empresa.

No relatório financeiro relativo ao trimestre terminado em dezembro, a Samsung menciona "fortes ganhos" na unidade de smartphones, cujas vendas mundiais terão aumentado cerca 30% face ao trimestre anterior, sem contudo fornecer os valores relativos ao número de unidades vendidas.

Recorde-se que nos resultados apresentados recentemente, a rival Apple declarou vendas de 37 milhões de smartphones, num crescimento de 128%, mas face ao mesmo trimestre de 2010.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé