A Samsung e a Rambus resolveram de forma amigável um litigio de patentes que as opunha, num acordo que vai custar à Samsung 900 milhões de dólares (636 milhões de euros), mas permitirá o licenciamento vitalício do portefólio de patentes da Rambus - nomeadamente na área de memória RAM - e o desenvolvimento conjunto de novos produtos.

Nos termos do acordo a Samsung vai pagar à empresa um valor inicial de 200 milhões de dólares. Em acções da Rambus compra mais 200 milhões de dólares e ao longo dos próximos cinco anos completa o valor dos 900 milhões com pagamentos quadrimestrais de 25 milhões de dólares.

Esta segunda componente do acordo ficou estabelecida num memorando de entendimento dirigido a uma nova geração de tecnologias de memória que combinará a tecnologia das duas empresas, e o know-how da Rambus nas interfaces de memória de alta performance.

De acordo com as empresas, o primeiro esforço de desenvolvimento irá para as soluções de memória móveis e gráficas, bem como explorar uma possível colaboração na área das memórias NAND flash de alta velocidade.

O processo judicial que visava a Samsung, e que foi agora interrompido pela Rambus graças ao acordo, também acusa a Hynix Semiconductor e a Micron Technology de infracção de patentes.

Este é o segundo diferendo judicial resolvido pela Samsung já este ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.