A batalha entre a Samsung e a Apple está mais acesa do que nunca. A concorrência entre produtos está cada vez mais feroz - como atesta a notícia publicada há alguns minutos - e as estratégias para travar os avanços da concorrência também.



Depois de ter conseguido uma ordem de um tribunal alemão que proibiu a venda temporária dos tablets Galaxy na Europa, a Apple ganha mais uma batalha na guerra que vem travando com a fabricante coreana, a quem acusa de violação de patentes e cópia descarada de tecnologia e design.



De acordo com informação a que teve acesso o site holandês Tweakers.net, um tribunal daquele país proibiu a venda de smartphones da fabricante localmente. Uma decisão que se aplica aos modelos Galaxy S, Galaxy S II e Galaxy Ace.



A proibição atende as pretensões da Apple por considerar que a Samsung viola a patente 2.059.868, referente à forma de funcionamento do scroll e à gestão de fotos na galeria dos smartphones, por intermédio do toque.



A medida judicial é provisória, até que o juiz tome uma decisão final sobre o assunto e entra em vigor a 13 de outubro. A partir dessa altura será proibido vender na Holanda os modelos já referidos.



Entretanto a decisão judicial proferida na Alemanha foi levantada (para fora do país), por se considerar que o tribunal daquele país não tinha competência para limitar a venda de dispositivos da fabricante noutros países europeus.



Nos Estados Unidos a troca de acusações entre Apple e Samsung também continua. O mais recente argumento apresentado pela defesa da Samsung, com o intuito de contestar as acusações da concorrente relativamente ao facto deste copiar o design dos seus produtos, é no mínimo curiosa.



Parece que nunca ninguém tinha reparado mas a Apple também não foi original quando escolheu o design do iPad. Copiou a ideia de um filme de 1968: 2001 - Odisseia no Espaço. Deixamos o vídeo para que faça o seu próprio julgamento.




Nota de redação: A Samsung já reagiu à decisão holandesa, garantindo que vai fazer alterações à interface de utilizador na galeria, alterando o sistema de scroll para resolver a questão que motivava a proibição de venda. Vai fazê-lo antes da entrada em vigor da medida.

O TeK também retirou a informação relativa à violação de uma segunda patente, por não conseguir confirmar a sua validade junto de mais fontes.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico