A SAP anunciou a aquisição da LeanIX, especialista em soluções de Enterprise Architecture management (EAM). As soluções da LeanIX são neste momento usadas por mais de um milhar de clientes em todo o mundo, onde se incluem mais de 10% das empresas da Fortune 500.

A aquisição tem como objetivo aumentar o portfólio de soluções SAP, para colocar à disposição das empresas as ferramentas necessárias para a transformação dos seus negócios e facilitar a otimização de processos tirando partido de inteligência artificial, explica a companhia.

A LeanIX, também alemã, já era uma empresa parceira da SAP. Trabalhou com a tecnológica nos últimos 10 anos, no âmbito das soluções SAP Signavio. As suas soluções complementam essa oferta, assegurando aos clientes uma visão unificada e clara do seu universo TI, como base indispensável para a otimização de processos tirando partido de inteligência artificial.

“A oferta de software como serviço da LeanIX permite que mais de 1.000 clientes em todo o mundo visualizem todo o seu panorama de aplicações de TI, descubram aplicações em risco de se tornarem obsoletas, facilitem a configuração de um cenário-alvo e ajudem a planear novos modelos de arquitetura”, explica uma nota de imprensa.

Recentemente a empresa lançou também um assistente de IA generativa, para apoiar a gestão de arquiteturas empresariais. Segundo a SAP, esta é uma plataforma que aumenta o nível de automação atual e estabelece as bases para um motor de recomendação inteligente, útil para futuras transformações nos sistemas de informação das empresas.

A transição deve estar finalizada no último trimestre deste ano, estando ainda sujeita a aprovações regulatórias e ao alinhamento das condições finais do negócio. O valor da compra não foi revelado pela SAP, que nos últimos anos tem usado frequentemente a estratégia de aquisições para alargar o portfólio de serviços e soluções.

No caso das soluções LeanIX, explica-se que estas vão continuar também a suportar ambientes não SAP, depois da compra concretizada.