A SAP prepara-se para uma nova aquisição. A empresa alemã anunciou ontem ao final do dia uma oferta de 5,8 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) para assegurar o controlo da Sybase.




A Sybase desenvolve e comercializa programas que facilitam o acesso de utilizadores profissionais a aplicações empresarias a partir de dispositivos móveis como smartphones, tecnologia que já é usada pela SAP e que a empresa pretende explorar melhor para alargar o potencial de utilização das suas soluções.




Além deste negócio, a Sybase é um player importante na área das bases de dados e segundo analistas contactos pela Reuters afirma-se hoje como a quarta maior empresa de bases de dados, atrás da Oracle, que lidera o mercado, da IBM e da Microsoft.




A concretizar-se, a aquisição será a segunda maior da história da SAP, e revela alguma mudança estratégica na gestão da companhia, que mudou de direcção recentemente.




O negócio é encarado como forma de reforçar a concorrência ao principal opositor da empresa no mercado, a Oracle, que ao longo dos anos mais recentes investiu 42 mil milhões de dólares para comprar 60 empresas e reunir as competências necessárias para fazer concorrência à líder mundial do software de gestão, a SAP.