A SAP e a Nokia vão ser parceiras numa nova empresa de produtos de autenticação e serviços anti-contrafacção. O objectivo das empresas é facilitar a identificação de produtos de marca e dificultar a sua cópia, através de uma oferta entregue segundo modelo de software as a service.

No âmbito da parceria a SAP fornece as suas tecnologias de supply-chain (fornecimento de cadeias de produção), enquanto a Nokia assegura o software móvel de autenticação. Na parceria que vai criar a Original1 há um terceiro elemento, a G&D, que fornecerá soluções de segurança para encriptar informação. Combinados os produtos visam oferecer às empresas as ferramentas para identificar e facilitar o reconhecimento de produtos originais.

Nokia e SAP vão deter 40 por cento no capital da Original1. Os restantes 20 por cento serão detidos pela alemã Giesecke & Devrient (G&D). A nova empresa vai fixar-se na Alemanha.

Para já a oferta dirige-se apenas a produtos físicos, sobretudo os mais vulneráveis à contrafacção como os produtos farmacêuticos e produtos de luxo, por exemplo.