O Ministério da Ciência e da Tecnologia promove na próxima semana mais uma edição da Semana da Ciência e da Tecnologia. Entre 19 e 25 de Novembro, o conhecimento e a investigação científica serão "o centro de uma grande mostra à escala nacional", organizada pela unidade Ciência Viva.



A edição deste ano inclui a realização de várias acções em todo o País, destacando-se as visitas guiadas a laboratórios e a consultórios científicos, a realização de festivais e ciclos de cinema, de colóquios, de exposições e a participação em oficinas práticas.



A iniciativa envolve laboratórios do Estado, instituições de ensino superior, centros de investigação científica, escolas, hospitais, associações de divulgação científica, museus, bibliotecas e livrarias, entre outras entidades nacionais.



Em comunicado oficial informa-se que os Centros Ciência Viva estarão abertos pela noite dentro com acesso gratuito e actividades de animação cultural e científica, de modo a promover o contacto do público com os especialistas convidados.

A Universidade de Aveiro vai organizar nas mesmas datas a II Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, que pretende abrir as portas do Campus Universitário Santiago, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda aos estudantes do ensino básico e secundário. O objectivo é igualmente despertar o seu interesse para esta área de conhecimento.


A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa comunitária anual com repercussões a nível local que pretende demonstrar e explicar o impacto destas matérias no nosso quotidiano. Este ano a Comissão Europeia assinalou oficialmente o evento entre o dia 5 e o dia 11 de Novembro. Em Portugal, a Semana da C&T é da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia e coordenada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva.

Notícias Relacionadas:

2001-08-02 - Ciência Viva no Verão espera mais de 10 mil participantes

2000-11-24 - Dia Nacional da Cultura Científica

2000-11-19 - Portas abertas na Ciência e Tecnologia