A Sendô e a Microsoft emitiram hoje um comunicado conjunto dando conta de que chegaram a acordo para pôr termo ao processo legal que opunha as duas companhias desde 2002. Há dois anos a Sendô e a Microsoft encerraram a uma parceria que previa o lançamento de um smartphone equipado com o sistema operativo da Microsoft.



A avançar, o projecto teria sido um dos primeiros a trazer para o mercado um smartphone equipado com software da Microsoft, já nessa altura a tentar rivalizar com o Symbian, um outro sistema operativo para smartphones desenvolvido em consórcio liderado pela Nokia.



O Z100, que não chegou a ser comercializado, era na altura o projecto móvel mais ambicioso em curso, envolvendo a Microsoft com previsões de vendas de um milhão de terminais e encomendas já realizadas. Contudo, dois meses antes da data de lançamento prevista, a parceria entre as duas empresas terminou e a Sendô anunciou o licenciamento da plataforma Symbian.



Algum tempo mais tarde a empresa inglesa anunciou que iria processar a Microsoft, alegando roubo de tecnologia proprietária e conhecimentos técnicos. Na origem das acusações esteve um outro projecto que a empresa de Bill Gates integrou tendo como parceiras a Orange e uma empresa da Formosa, a HTC do qual resultou um smartphone que segundo a Sendô usaria tecnologia e conhecimentos sua propriedade.



Hoje, as duas empresas anunciam um acordo que implica o termo dos processos em curso e o fim da posição accionista minoritária da Microsoft na Sendô, adquirida quando as empresas acordaram uma parceria para desenvolver o smartphone.



Os restantes pormenores do acordo são confidenciais, sabendo-se apenas que o acordo produz efeitos quer nos Estados Unidos, quer no Reino Unido.



Notícias Relacionadas:

2002-12-26 - Sendô processa Microsoft alegando tentativa de roubo de tecnologia

2002-11-08 - Sendô suspende acordo para smartphones com a Microsoft

2002-03-20 - Smartphones Sendô dentro de dois meses no mercado europeu

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.