A pandemia da COVID-19 alterou os hábitos de consumo dos portugueses durante todo o ano de 2020, que passaram a comprar mais online e a utilizar soluções de pagamento via contactless. Segundo dados da SIBS para o último mês do ano, o serviço de pagamentos com o telemóvel via MB Way registou um crescimento de 321%, face a dezembro de 2019.

No mesmo período homólogo, as compras online registaram um aumento de 241%. A aplicação de pagamentos terminou o ano com mais de 3 milhões de utilizadores e realizou, num único ano, 100 milhões de operações.

Segundo o SIBS Analytics, durante o mês de dezembro e em época natalícia, os portugueses gastaram uma média de 39,4 euros por compra na rede Multibanco, num aumento de 5,6% face ao mês anterior. A SIBS dá conta das alterações do consumo por categoria do produto em dezembro, face aos restantes 11 meses do ano. Os produtos mais vendidos foram jogos, brinquedos e puericultura (este sector cresceu 2,5 vezes), a perfumaria e cosmética (em 2,1 vezes) e decoração e artigos para o lar (duplicou).

“O pico das operações na Rede Multibanco no Natal aconteceu no dia 24 de dezembro, às 11 horas e 30 minutos, com 312 transações por segundo, sendo que o dia com maior número de compras físicas no ano de 2020 foi a 23 de dezembro, com mais 57% face à média diária de dezembro de 2020”, reforça a SIBS. "No mês de dezembro foram realizadas mais de 7 milhões de compras, totalizando mais de 15 milhões de operações, valores que praticamente triplicaram desde há um ano", lê-se ainda no comunicado.

Grande destaque para as compras online, que registou um crescimento de 40% durante o mês de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2019. Este aumentou registou-se igualmente nos meses anteriores. Em contraste, as compras físicas, recorrendo a pagamentos da rede Multibanco, baixaram 11% face ao ano passado. No entanto, durante dezembro houve um aumento de 2% face ao mês anterior de novembro.

Fazendo uma análise geográfica, Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a zona do país com maior retração no consumo desde o início da pandemia. Em dezembro, o número de compras em loja registou uma diminuição de 17% face a 2019. Em novembro, havia baixado 19%. Na região Norte do país também houve quedas de 12% nas compras físicas no mês natalício quando comparado com o ano passado. De resto, a maioria das regiões de Portugal registaram baixas no consumo em loja, exceto o Alentejo que aumentou 2% e a Região Autónoma dos Açores que subiu 4% no mesmo período.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.