O mercado nacional de serviços de tecnologias de informação vai crescer a uma taxa média anual de 5,1 por cento entre 2008 e 2012, segundo as previsões da IDC.

O segmento do outsourcing registará a maior subida, 6,3 por cento, graças à racionalização de custos, garante a consultora. Dentro do outsourcing, a área de infraestruturas - normalmente associada a soluções do tipo Managed Services - será um dos segmentos de maior crescimento.

O outsourcing de TI será crescentemente visto pelas organizações como um enabler para a transformação dos seus negócios, mostram as análises da IDC, obrigando os fornecedores a focarem a sua oferta ao nível da capacidade de inovação e associação a práticas sofisticadas de Business Process Outsourcing. Por outro lado, as soluções do tipo managed services evoluirão associadas à capacidade das organizações garantirem a eficiência operacional da infraestrutura de TIC.

"O crescimento do mercado e o desenvolvimento do conceito de managed services representa, por um lado, o resultado da pressão das empresas, que se irá acentuar num clima económico mais exigente, para gerir custos e obter maior flexibilidade dos serviços, e por outro, beneficia do impulso dado pela subida na cadeia de valor dos operadores de telecomunicações e fornecedores de serviços de suporte de tecnologias de informação", salienta Gabriel Coimbra, director de research & consulting da IDC.