O volume de negócios em Serviços de Tecnologias de Informação cresceu 13% em Portugal durante o ano de 2007, situando-se nos 1,971 mil milhões de euros. Apesar das fusões e aquisições recentes, que se estenderam no primeiro semestre de 2008, a IBM continua a liderar de forma destacada este mercado.

Os números da IDC, coligidos no relatório “Análise Competitiva do Mercado de Serviços de TI em Portugal, 2008”, abarcam 309 empresas, que representam 95 por cento do mercado.

A seguir à IBM, que lidera a lista das maiores empresas de serviços de TI de forma destacada, surgem a Lógica, com a Novabase e a Accenture nos 3º e 4º lugar, mas com pouca distância entre si.

“Para 2008, certamente que a fusão entre a Pararede e a Consiste, a aquisição da Tecnidata pela Reditus e a compra da EDS pela HP produzirão alterações assinaláveis no posicionamento das principais empresas do mercado”, explica Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC, em comunicado. Este avisa porém que o sucesso de um processo de consolidação depende da integração de tecnologias, da combinação dos portfólios mas principalmente da organização e retenção dos seus colaboradores.

Aplicando os dados de 2007 depois da fusão com a EDS a HP saltaria da 6ª para a 5ª posição. Já a Glintt, criada pela fusão entre a Pararede e a Consiste, passaria para a 6ª posição, enquanto a Reditus, que comprou a Tecnidata, subiria para a 8ª posição.

Notícias Relacionadas:
2007-12-05 - IBM lidera serviços de TI em Portugal em 2006