http://imgs.sapo.pt/gfx/116615.gif
Dados recolhidos pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), referentes ao quarto trimestre de 2001 mostram que a tendência de quebra no número de assinantes dos serviços móveis com recursos partilhados (também conhecidos como trunking) e dos serviços de chamadas de pessoas, ou paging, se mantém, embora de forma gradual.



O serviço móvel com recursos partilhados apresentou um decréscimo de 4,9 por cento no número de assinantes em relação ao trimestre anterior, contando actualmente com 10.410 assinantes. A quebra é mais acentuada se a comparação for feita com os valores do final do ano 2000, tendo sido registados menos 1.800 assinantes do que nessa data.



A mesma tendência de quebra pode ser verificada no número de redes em serviço, que é actualmente de 560 quando no final do segundo trimestre deste ano esse número era de 640.



Quanto ao paging, ou serviço de chamada de pessoas, o número de assinantes é bastante inferior, registando-se no final de 2001 apenas 5,4 mil subscritores destes serviços. No último ano desistiram do serviço mais de 24 mil assinantes, uma quebra de 81 por cento em relação ao final do mês de Dezembro de 2000. A redução em relação ao terceiro trimestre de 2001, final de Setembro, é também significativa, tendo sido contabilizados menos 4.700 assinantes, uma quebra de 47 por cento nos valores trimestrais.



O número de chamadas realizadas dentro deste serviço registou igualmente um decréscimo acentuado, tendo sido efectuadas neste trimestre 84 mil chamadas, uma redução de 37 por cento em relação ao trimestre anterior. Note-se que a Vodafone Telecel Comunicações Pessoais cessou a prestação do serviço de 31 de Outubro de 2001.

Notícias Relacionadas:

2002-01-13 - Audiotexto, paging e trunking com cada vez menos adeptos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.