O crescimento mais rápido do número de subscritores das futuras redes de comunicações móveis verificar-se-á no continente americano, duplicando anualmente em alguns casos, de acordo com o estudo Wireless Internet Services and Network da Probe Research.



Embora este tipo de redes seja encarada com algum cepticismo e incerteza pela indústria em geral, estima-se que os subscritores de serviços de redes always-on representem mais de metade do número de utilizadores de redes móveis no mundo, em 2006.



Contrariamente a algumas das opiniões que circulam, a Probe Research defende que estas previsões de crescimento se baseiam, não nas altas velocidades apresentadas, mas na disponibilidade de serviços que conduzam a uma maior utilização da Net e ao aumento do número de subscritores.



Os mesmos analistas indicam que a percentagem de utilizadores da Internet móvel nas redes de terceira geração permanecerá baixa por muitos anos. "A larga maioria dos subscritores, 75 por cento, em 2005 estará a utilizar redes 2.5, como CDMA 1XRTT, GPRS ou EDGE em vez das 3G".



A empresa avisa também que este é um período perigoso para os operadores e vendedores de equipamento: a comunidade financeira está céptica quanto aos modelos de negócio da 3G; ainda permanecem algumas questões técnicas por resolver; os sistemas de cobrança e os modelos de preço são imaturos; continuam a existir poucas aplicações para estimular a utilização das redes de terceira geração, pelo menos fora do Japão e da Coreia.



Notícias Relacionadas:

2002-05-19 - Internet sem fios cresce a ritmo acelerado

2001-09-27 - Aplicações de messaging serão serviços de sucesso na 3G

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.