Ainda faltam cerca de seis semanas para o arranque de mais uma edição da CeBit, feira alemã dedica às tecnologias da informação e comunicação. Mas até ao momento já está assegurada a participação de sete empresas portuguesas, podendo o número aumentar nos próximos dias.

Aveicellular, Fangueiro e Rodrigues, IT Peers, Q-Better, SDILAB, Strategiquest e Teleflex são as tecnológicas nacionais que até ao momento já têm bilhete carimbado para a mostra tecnológica que vai juntar centenas de outras empresas e milhares de visitantes.

Mais do que números, os responsáveis pela CeBit 2014 estão mais preocupados em recuperar a imagem de inovação e de qualidade que a feira já transmitiu noutros tempos. Mas tudo virado para o segmento business to business (B2B).

A ambição está a ser recompensada com a presença já garantida das maiores tecnológicas do mundo como a Intel, IBM, Cisco, Microsoft ou HP, mas também pelo retorno de tecnológicas que "abandonaram" o certame há já algum tempo, sendo a LG e a Kyocera dois dos exemplos maiores.

Pelos nomes envolvidos é fácil de perceber o porquê da escolha do tema datability como o mote central do evento - uma mistura entre os conceitos de big data e de responsabilidade. Pois de nada serve ter toda uma máquina gigante de dados e com capacidades preditivas se o material não for usado de forma concreta e de forma correta, analisou o membro da Deutsche Messe, Oliver Frese. "Edward Snowden mostrou-nos que é preciso uma estratégia para a grande recolha de dados".

A segurança das infraestruturas e dos dados recolhidos pelos serviços das várias empresas também promete ser um tema quente entre os dias 10 a 14 de março. ERP, Data Analytics, serviços de TI, soluções Web e mobile são outros assuntos centrais do encontro.

Um dos exemplos que subiu a palco na conferência de antevisão da feira foi o da Continental, conhecida marca de pneus que admite estar a transformar-se numa empresa de TI. Ao todo a marca alemã já tem mais de dez mil engenheiros a trabalhar para si, estando muitos deles a desenvolver soluções e conceitos para o segmento dos carros conectados.

A CeBit também vai estar mais jovem, de acordo com a análise de Oliver Frese. Isto porque um dos focos passa pelo destaque de startups e dos seus projetos, havendo também lugar reservado para uma competição de hacking.

Para os que respiram além do negócio a feira tem preparadas conferências com alguns nomes de destaque, como o cofundador da Apple Steve Wozniak, o fundador da Kaspersky, Eugene Kaspersky, ou o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na notícia.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.