A companhia de cartões de crédito MasterCard International passou a integrar desde ontem a iniciativa Liberty Alliance, que consiste num consórcio de empresas organizado pela Sun Microsystems com o objectivo de desenvolverem padrões tecnológicos para tornar o comércio electrónico móvel mais fácil e seguro.



A France Telecom, Hewlett-Packard, American Express, General Motors e a AOL também se juntaram a este consórcio. A Liberty pretende permitir que os consumidores acedam à Web e efectuam transacções electrónicas a partir de telemóveis, computadores e outros dispositivos digitais, precisando apenas de se registar uma só vez nos sites participantes.



A companhia aérea norte-americana United Airlines, por exemplo, disponibiliza permanentemente parte da informação relativa aos membros do seu programa de viajantes frequentes e pretende tirar partido dos protocolos desenvolvidos nesta iniciativa de forma a facilitar a partilha de dados com agências de aluguer de automóveis e outros parceiros.



Eric Dean, presidente do quadro de direcção do consórcio e director de tecnologias de informação da United Airlines afirmou à agência Reuters que a Liberty poderá ter finalizado dentro de um ano um conjunto de protocolos e que as companhias afiliadas poderão lançar os primeiros sistemas compatíveis com essas normas seis meses depois.



Apesar de ter sofrido a contestação da Microsoft - que tem o seu próprio sistema de autenticação e identificação online, o Passport, que consiste num dos principais componentes da sua infra-estrutura .NET -, várias grandes empresas, como a Cisco, a American Airlines, a eBay e o Bank of America, exprimiram interesse em aderir à Liberty Alliance.


Notícias Relacionadas:

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2001-09-26 - Sun prepara concorrente ao serviço Passport da Microsoft