A companhia de cartões de crédito MasterCard International passou a integrar desde ontem a iniciativa Liberty Alliance, que consiste num consórcio de empresas organizado pela Sun Microsystems com o objectivo de desenvolverem padrões tecnológicos para tornar o comércio electrónico móvel mais fácil e seguro.
A France Telecom, Hewlett-Packard, American Express, General Motors e a AOL também se juntaram a este consórcio. A Liberty pretende permitir que os consumidores acedam à Web e efectuam transacções electrónicas a partir de telemóveis, computadores e outros dispositivos digitais, precisando apenas de se registar uma só vez nos sites participantes.
A companhia aérea norte-americana United Airlines, por exemplo, disponibiliza permanentemente parte da informação relativa aos membros do seu programa de viajantes frequentes e pretende tirar partido dos protocolos desenvolvidos nesta iniciativa de forma a facilitar a partilha de dados com agências de aluguer de automóveis e outros parceiros.
Eric Dean, presidente do quadro de direcção do consórcio e director de tecnologias de informação da United Airlines afirmou à agência Reuters que a Liberty poderá ter finalizado dentro de um ano um conjunto de protocolos e que as companhias afiliadas poderão lançar os primeiros sistemas compatíveis com essas normas seis meses depois.
Apesar de ter sofrido a contestação da Microsoft - que tem o seu próprio sistema de autenticação e identificação online, o Passport, que consiste num dos principais componentes da sua infra-estrutura .NET -, várias grandes empresas, como a Cisco, a American Airlines, a eBay e o Bank of America, exprimiram interesse em aderir à Liberty Alliance.
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Sete grandes empresas juntam-se à Liberty Alliance
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A Liberty Alliance, uma iniciativa da Sun que visa criar tecnologias que funcionem como padrões para autentificar a identidade dos consumidores móveis online, passou a contar com sete novos membros.
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