O projeto SI Inovação foi restruturado para melhor responder aos projetos ligados à inovação e o Governo tem os resultados do primeiro concurso realizado, revelando que o programa permitiu injetar 1,2 mil milhões de euros em projetos. A principal característica do sistema é a articulação entre os fundos comunitários e instituições bancárias, que servem de fonte do financiamento atribuído às empresas. Além disso, mantém o papel tradicional na avaliação da viabilidade dos projetos candidatos.

O novo SI Inovação pretende que as empresas tenham investimento como incentivo a criar produtos ou melhorar significativamente os respetivos processos. E segundo o comunicado do Governo, o programa foca-se sobretudo no Norte e Centro do país, assim como o Alentejo, cujos projetos somam um investimento empresarial de 256 milhões de euros, em territórios considerados de baixa densidade. O Governo garante que esta verba terá um impacto especial nas regiões devido ao seu carácter inovador.

O Governo estima que as empresas que vão beneficiar do SI Inovação irão ver as suas exportações anuais aumentar em 1,9 mil milhões de euros, originando a criação de 9.400 postos de trabalho em todo o país. O apoio total que as empresas recebem do SI Inovação é de 567 milhões de euros, cobrindo 46% do investimento a realizar em duas fases: subsídio direto de 350 milhões de euros do SI Inovação e empréstimos bancários de 217 milhões de euros, com garantia parcial e juros assumidos pelo Portugal 2020.

Na reformulação do SI Inovação, o apoio é repartido entre uma componente de subsídio a fundo perdido suportado pelo PT2020, assim como juros e encargos bancários igualmente suportados pelo PT2020. A reformulação foi bem recebida pelas instituições financeiras, trazendo para o barco os principais bancos portugueses, responsáveis por um volume de financiamento de 217 milhões de euros. Só o BCP contribuiu com 35% do valor, seguindo-se o Novo Banco e Santander com 16% e o BPI com 13%.

O Governo estima que a ferramenta já apoiou 602 projetos ao longo do país, num investimento global superior a 1,2 mil milhões de euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.