A terceira semana de julgamento relativamente ao caso PeopleSoft/Oracle revelou que a empresa norte americana tem uma lista de potenciais alternativas, caso o negócio com a PeopleSoft venha a revelar-se impossível. A informação foi tornada pública através de um depoimento gravado e exibido em tribunal com declarações do presidente da companhia Larry Ellison que procura sustentar a existência de outras hipóteses de aquisição.



Da mesma lista - elaborada em Abril numa reunião da administração - fazem também parte nomes como a Lawson Software, a Cerner, a Sybase, a Business Objects e a J.D. Edwards, que entretanto foi adquirida pela PeopleSoft, avança a C|Net.



No depoimento Larry Ellison explica que a Siebel integra a lista de potenciais aquisições na sequência de um contacto iniciado pelo seu presidente Tom Siebel, que se terá dirigido a casa de Larry Ellison para mostrar disponibilidade em vender a companhia, o que acabou por colocá-la no segundo lugar da lista de aquisições, referiu o responsável explicando que, ainda assim, a PeopleSoft se mantém a primeira escolha devido à sua equipa de engenharia.



O julgamento inclui alguns observadores da indústria com direito a questionar as intenções da Oracle nesta Oferta Pública de Aquisição hostil que insistiram na explicação dos critérios de escolha das restantes empresas presentes na lista de potenciais aquisições, obtendo sempre respostas que apontam para a complementaridade da oferta actual da Oracle ou a capacidade de melhor penetrar noutros mercados e segmentos, de que é exemplo a BEA Systems.



A sessão - que integra o julgamento pedido pelo Departamento de Justiça norte americano para um parecer final sobre a possibilidade do negócio vir ou não a realizar-se - ficou ainda marcada pelos testemunhos de especialistas da indústria que apresentaram alguns projecções relativamente ao mercado pós-aquisição.



Preston McAfee, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia considerou que os produtos da Oracle poderão custar até mais 30 por cento, caso a PeopleSoft desapareça do mercado, por efeito da redução da concorrência no sector.

Notícias Relacionadas:

2004-05-27 - PeopleSoft volta a recusar oferta da Oracle e cancela programa de refinanciamento

2004-02-27 - DOJ decide contra fusão entre Oracle e PeopleSoft

2003-06-12 - PeopleSoft avança com proposta de compra da J.D. Edwards