A Siemens Networks, a Fundação para a Computação Científica Nacional e o Instituto de Telecomunicações juntaram-se num acordo de princípios para a partilha de meios, recursos e know-how, com o objectivo de contribuir para a construção da Sociedade do Conhecimento, informa um comunicado.
No âmbito do acordo, com duração de três anos e possibilidade de renovação, a Siemens passa a poder utilizar a infra-estrutura de fibra óptica da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), rede académica de alto desempenho gerida pela FCCN, para actividades de investigação e desenvolvimento.
Em troca a empresa alemã, que mantém em Portugal um laboratório nesta área, vai passar a comparticipar a rede e a trocar com a FCCN informação e experiências que possam ser úteis no desenvolvimento de novas aplicações na área das telecomunicações.
No comunicado, a Siemens explica que a parceria lhe permitirá aumentar os níveis de investigação conjunta entre centros de I&D nacionais e internacionais, desenvolver testes de tecnologia emergentes como o grid computing, optical networking e tripleplay network applications.
Fica também facilitado o teste de novos equipamentos, dispositivos e paradigmas de gestão de redes e a participação em novos projectos demonstradores nacionais e internacionais.
Notícias Relacionadas:
2005-06-23 - RCTS já oferece 10Gbits entre Lisboa e Porto
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Telescópio Hubble mostra nova perspetiva da “grande aranha” do Espaço -
App do dia
Carrot Care quer ajudar a organizar resultados de análises e contribuir para melhorar a saúde -
Site do dia
Quanto sabe sobre as cidades do mundo? Teste o conhecimento num quiz fotográfico -
How to TEK
Cansado do look “default” do iPhone? Saiba como mudar rapidamente o aspecto
Comentários