Com base no acordo formal estabelecido entre as duas empresas no passado mês de Setembro, a Sinfic e a Módulo Security tornaram ontem pública - durante o evento "Gestão de Riscos e Conformidade" - a parceria que fará da companhia portuguesa a primeira organização a adquirir o estatuto de Security Provider na União Europeia.



O negócio vigora também para Angola e Moçambique e permite que a empresa nacional possa proporcionar aos seus clientes o acesso a um dos sistemas de gestão e análise de riscos nas organizações, o Risk Manager.



Este produto caracteriza-se pelo "mapeamento" dos riscos nas organizações criando indicadores de conformidade para activos tecnológicos, como software e equipamentos, e não tecnológicos, designadamente, ambientes, pessoas e processos. O Risk Manager "possibilita a produção de gráficos e relatórios automatizados, com informações consolidadas para os executivos, bem como orientações detalhadas para os técnicos sobre como realizar as análises e solucionar cada situação", defendeu António Rangel, director de negócios da Módulo Security, que durante a sua intervenção mostrou alguns dos casos de sucesso registados no Brasil, cuja solução passou pela utilização da ferramenta de análise, desenvolvida pela companhia.



Fernando Fevereiro Mendes, gestor da unidade de negócio de Segurança da Informação da Sinfic, mencionou durante o evento a importância do conhecimento partilhado por ambas as empresas como veículo para ofertas mais fortes. O mesmo responsável realçou que a união com a Módulo Security será fundamental dado o "know-how de 21 anos" que a companhia brasileira possui neste sector.



Por sua vez, António Rangel afirmou que o acordo "garante a transferência de conhecimento" e suportando a sua aplicação através do apoio do corpo técnico da Módulo Security, já que, a parceria prevê o fornecimento não só de software como também do conhecimento de profissionais.


Os termos financeiros da parceria não foram revelados, assim como a duração da mesma. Mesmo assim, a Sinfic já tem em mãos dois projectos em fase de preparação, nomeadamente uma iniciativa que envolve a utilização do Risk Manager numa empresa de telecomunicações, para a avaliação da conformidade das práticas de segurança e gestão do risco "face ao estipulado nos referenciais de excelência BS ISO/IEC 27001:2005 e BS ISO/IEC 17799:2005 e SOX (Sarbarnes-Oxley), já no primeiro trimestre de 2007".



De acordo com a companhia nacional, o segundo projecto consiste na adopção, a curto-prazo, da ferramenta de análise, no suporte ao processo de certificação face aos requisitos da norma BS ISO/IEC 27001:2005, actualmente em curso numa empresa nacional de Prestação de Serviços Partilhados de SI/TI.



A formação dos colaboradores da Sinfic tem vindo a ser realizada, encontrando-se, actualmente, em fase de "processamento, num modelo contínuo de actualização e aprofundamento de conhecimentos".



Os clientes que venham a recorrer ao Risk Manager, através da compra directa ou de prestação de serviços por parte da Sinfic, terão formação através de acções concebidas para o efeito ou pela chamada formação "on-the-job", direccionada à função específica de cada colaborados da organização do cliente.


É de realçar que o Risk Manager foi premiado em Julho deste ano, durante o Microsoft Worldwide Conference, como a melhor solução de segurança do mundo na categoria de "Security Management" e de "Excelência em Segurança da Informação". Este software recebeu ainda a distinção na América Latina, pelo terceiro ano consecutivo, nas áreas Inovação no Desenvolvimento de Software e Inovação Tecnológica em Segurança da Informação com o case study Check-up Tool - nome pelo qual o Risk Manager era anteriormente conhecido -, no controlo da febre aftosa, desenvolvido em parceria com outras entidades brasileiras.

Nota de Redacção: [2006-12-13 16:58] A notícia foi actualizada com nova informação entretanto recolhida junto da empresa.

Notícias Relacionadas:

2003-04-16 - SAP Portugal e Sinfic assinam acordo de parceria orientada para PMEs