Um grupo norte-americano de combate à fraude denominado CardCops que avisou as autoridades federais dos Estados Unidos de um negócio de grande dimensão de roubo de cartões de crédito via Internet inaugurou um site da Web onde os utilizadores poderão verificar se os números dos seus cartões de crédito estão sob a posse de ladrões.



A base de dados de números roubados de cartões de crédito, que está disponível na Web desde esta terça-feira, foi sendo desenvolvida ao longo das últimas sete semanas e já serviu para identificar 100 mil números de cartões de crédito.



Os elementos do CardCops recolheram a informação a partir de salas de chat na Internet, onde os ladrões costumam verificar se os números roubados de cartões podem ainda ser utilizados ou se já foram desactivados.



O grupo alertou o Serviço Secreto do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para a situação e entregou a sua base de dados aos investigadores da agência de segurança. Em seguida, decidiu criar o site da Web de forma a que os utilizadores possam verificar os seus números e, eventualmente, evitar a realização de compras fraudulentas.



Se após introduzirem o seu número o resultado for positivo, os detentores dos cartões deverão alertar os seus bancos. Os CardCops afirmaram que garantiram a segurança da base de dados e, como precaução adicional, apelam aos detentores de cartões que verificarem os seus números para que não introduzam a data de termo que é normalmente exigida para completar uma compra online.



Muitos números de cartões de crédito são roubados por elementos estranhos que se inserem no interior das bases de dados de sites de comércio. Outro método consiste em levar utilizadores ingénuos a disponibilizar os números dos seus cartões.



O objectivo do novo site é reduzir o tempo entre o roubo do número do cartão e o momento em que o detentor do cartão descobre que foram efectuadas transacções fraudulentas, o que resultaria numa poupança de dinheiro para os consumidores e as empresas.



Os ladrões utilizam normalmente as salas de chat na Internet para verificar que os cartões são válidos, mediante um processo que passa pela divulgação do número e da data de termo numa sala pública, onde um programa automatizado desenvolvido e mantido por outros ladrões cobra uma pequena quantia para verificar se o cartão está ainda em vigor.



Os CardCops oferecem informação e ferramentas que servem para proteger as empresas de comércio electrónico da fraude com cartões de crédito. Possui mais de mil membros pagantes, na sua maioria comerciantes de pequena e média dimensões.


Notícias Relacionadas:

2001-06-26 - Descoberto um bug nos leitores de cartões de crédito

2001-06-19 - Medo de fraude online de cartões de crédito está empolado
2001-04-12 - Mega fraude bancária encoberta

2001-02-20 - Fraude de cartões de crédito rende 120 milhões em 2000

2000-11-17 - Fraudes nos sistemas de pagamento na Internet chegam aos 40%