Uma nova análise da Marktest mais detalhada para a área de turismo revela que uma percentagem significativa dos utilizadores de Internet em Portugal visita sites de viagens, gastando ai grande parte do tempo online. Durante o primeiro semestre de 2005 a percentagem de internautas com 15 ou mais anos que acedeu a sites de turismo elevou-se a 43,6 por cento.



O relatório da empresa de estudos de mercado mostra que no mesmo período foram visitadas mais de 26 milhões de páginas de sites de turismo. Quando comparado com o mesmo semestre de 2004, este número revela um crescimento de 5,4 por cento.



O site viajar.clix.pt lidera a lista dos sites de turismo mais visitados pelos portugueses, com 226 mil utilizadores únicos. O segundo lugar foi alcançado pelo Exit, seguindo-se o Destinos do SAPO.



Já em termos de páginas vistas a Abreu e o Netviagens ganham no ranking, ambos com 3,4 milhões de páginas, seguindo-se o Exit com 3,3 milhões.



A Marktest apurou ainda que o site internacional Via Michelin liderou em termos de tempo de navegação, com os internautas a despenderem ai perto de 61 mil horas, enquanto o Netviagens - segundo nesta lista - conseguiu atrair os utilizadores durante 46 mil horas.

A empresa de estudos de mercado indica ainda que o recurso à Internet para recolha de informação sobre destinos, alojamentos e preços é feito em detrimento das informações recolhidas via ciclo de amigos ou agências de viagem.

Porém, na altura de se procederem às reservas o cenário é outro: 46,1 por cento dos portugueses recorre ao contacto pessoal, seguido do telefone com 30,2 por cento e da Internet, com 17,5 por cento.

Notícias Relacionadas:

2004-07-27 - Leilões de viagens semanais animam portal Sapo