A eBay chegou a acordo para a venda da Skype. O controlo do serviço de voz através da Internet vai passar para as mãos de um grupo de investidores comandado pela Silver Lake Ventures, que inclui a Andreessen Horowitz, uma nova empresa de capital de risco gerida por Marc Andreessen, co-fundador da Netscape.

A operação implica a cedência de 65 por cento do Skype num negócio avaliado em 2,75 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros), dos quais 1,9 mil milhões serão pagos em dinheiro. Os restantes 35 por cento permanecem com a gigante dos leilões.

A compra deverá estar finalizada no quarto trimestre do ano.

O eBay tinha adquirido a Skype aos seus fundadores - o sueco Niklas Zennstrom e o dinamarquês Janus Friis - em 2005, por 2,1 mil milhões de euros.

Recentemente o site de leilões anunciou que pretendia dispersar em bolsa o capital da Skype a partir do proximo ano, uma decisão na altura já considerada como uma possível forma de encontrar compradores para a plataforma de VoIP, que o eBay nunca conseguiu integrar convenientemente na sua actividade principal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.