A tecnológica americana Weaveworks, especialista em kubernetes e tecnologias “cloud native” recebeu uma ronda de investimento de 36 milhões de dólares. Entre as empresas interessadas nas soluções da empresa encontra-se a Sonae IM, mas outras igualmente do sector das telecomunicações e cloud, incluindo a Amazon Web Services, Deutsche Telekom, Ericsson e Orange Ventures, assim como o reforço dos investidores Accel, GV e Redline Capital.

O objetivo das empresas é exatamente acelerar a adoção de kubernetes e tecnologias nativas de cloud nas suas plataformas de telecomunicações. A Weaveworks tem vindo a apresentar crescimentos anuais de três dígitos, afirma a Sonae IM em comunicado, tendo sido destacada recentemente na categoria de “inovadora” pela IDC, no relatório IDC Innovators: Tools Accelerating Platform-as-a-Service Value for Developers, 2020.

Com o capital angariado, a Weaveworks pretende reforçar o desenvolvimento da sua plataforma GitOps e a acelerar a sua expansão no mercado, tendo em conta que tanto empresas como operadores de telecomunicações exigem cada vez mais uma maior escalabilidade e maior velocidade na inovação das suas aplicações “cloud native”.

Segundo Carlos Alberto Silva, Administrador Executivo da Sonae IM, “sabemos, pela nossa experiência em vários sectores, que as empresas capazes de desenvolver software continuamente, de modo escalável e com segurança, têm uma melhor performance que a concorrência e são mais inovadoras. A Weaveworks atraiu a nossa atenção enquanto criadora do GitOps, um modelo operacional testado para implementações em grande escala de Kubernetes na cloud”.

A Sonae IM explica que as empresas de telecomunicações que estão a construir redes 5G de elevada escala estão a usar kubernetes e o seu ecossistema de ferramentas nativas na cloud, de forma a obter mais resiliência, flexibilidade e escalabilidade. “O Weaveworks GitOps é a solução otimizada para esta transformação, oferecendo eficiência operacional em redes “cloud native” no core do 5G”, refere a empresa.