As empresas participadas da Sonae, MC e Automaise, criaram uma nova solução baseada em IA generativa da tecnologia GPT para o seu serviço ao cliente. O sistema permitiu automatizar com sucesso o apoio aos clientes do Continente durante a compra de manuais escolares, no regresso às aulas.

O projeto, que foi criado em parceria com a Bright Pixel, deu origem à criação de um assistente virtual, batizado de StudyAI, capaz de responder de forma mais ágil e rápida às dúvidas de pais e encarregados de educação durante o processo de compra dos manuais escolares.

Segundo a Sonae, esta solução conseguiu esclarecer de forma rápida e eficaz a 96% das questões que foram colocadas pelos clientes. Apenas 4% das dúvidas obrigaram à intervenção da equipa do serviço ao apoio ao cliente da MC.

A Sonae afirma que o StudyAI tornou o Continente o primeiro retalhista nacional, assim como uma das primeiras empresas do mundo a usar a tecnologia GPT no serviço direto ao cliente. O assistente virtual tem capacidades conversacionais, tendo sido treinado para esclarecer todas as dúvidas relacionadas com livros escolares. E inclui os vouchers, devoluções dos livros usados, assim como os manuais definidos por cada escola.

Através desta nova solução, a Sonae diz que houve um aumento nos níveis de satisfação dos clientes, pela melhor experiência de compra, gerando ganhos de eficiência. “Os desenvolvimentos mais recentes em inteligência artificial abrem um leque significativo de oportunidades nas diversas indústrias e o retalho não é exceção”, acrescenta Teresa Oliveira, Diretora de Digital na Sonae. Além da satisfação dos clientes, o sistema também aumentou a produtividade dos seus colaboradores, numa utilização da tecnologia de forma transparente e responsável, finaliza Teresa Oliveira.