A SONOS, a fabricante norte-americana de altifalantes sem fios, processou a Google. A empresa alega que a gigante tecnológica terá copiado a sua tecnologia patenteada para desenvolver uma linha de colunas inteligentes própria e ganhar vantagem no mercado. Além de exigir uma indemnização, a SONOS quer banir a venda nos Estados Unidos dos dispositivos da Google que infrinjam as cinco patentes em questão, avança o The New York Times.

No processo aberto no Tribunal Distrital da Califórnia, a fabricante afirma que o "roubo" de propriedade intelectual começou em 2013, numa altura em que ambas as empresas iniciaram uma parceria para integrar o Google Play Music na plataforma existente nos equipamentos da SONOS. De acordo a queixa, a Google começou a infringir as patentes quando lançou o Chromcast Audio em 2015.

Desde então, a empresa da Alphabet terá continuado a usar a propriedade intelectual da fabricante em equipamentos como o Google Home e até mesmo as colunas presentes nos smartphones, computadores e tablets da linha Pixel. “A Google não se limitou a copiar a tecnologia patenteada da SONOS. A empresa terá subsidiado os preços dos seus produtos, «inundando» o mercado. A sua atuação causou graves danos à SONOS”, indica a queixa.

A SONOS alega que a Google tentou mesmo sabotar as suas tentativas de se destacar no mercado. A fabricante tentou desenvolver uma coluna inteligente que suportaria diversos assistentes virtuais, no entanto, viu-se forçada a escolher apenas um devido a pressões por parte da Google. Segundo o processo, a Amazon terá também participado no roubo de propriedade intelectual, no entanto, os responsáveis da SONOS optaram por levar apenas uma das empresas a tribunal.

Em comunicado à imprensa internacional, um porta-voz da Google afirmou que a empresa está “desapontada” com a decisão que a fabricante tomou. “Ao longo dos anos, entramos em conversação com a SONOS acerca dos direitos de propriedade intelectual de ambas as organizações”, indicou a gigante tecnológica, acrescentando que vai lutar contra o processo em Tribunal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.