Em maio, a Sony tinha anunciado que iria expandir a sua oferta de adaptações dos seus títulos principais ao PC, resultando no lançamento de Marvel’s Spider-man recentemente e ainda esta semana chega às lojas o remake de The Last of Us. O compromisso em levar os seus universos para fora das consolas PlayStation também será feito no mercado mobile e depois de revelar o reforço, a tecnológica anunciou hoje oficialmente a PlayStation Studios Mobile Division.
Esta nova divisão pretende focar-se em novas licenças, criadas para smartphones, mas também irá utilizar o vasto catálogo da PlayStation para criar adaptações para jogar de forma portátil. É o regresso às produções para plataformas mobile desde que a Sony abandonou o mercado de consolas portáteis quando descontinuou PSP Vita.
A nova visão para o mercado mobile sai agora reforçado com o anúncio da aquisição da Savage Game Studios, que se junta à família de estúdios da Sony. Este estúdio foi formado recentemente e ainda não lançou nenhum jogo, mas a equipa é composta por diversos nomes com muita experiência neste mercado. “A Savage Game Studios foi fundada há alguns anos com o objetivo de explorar sem medo novas e ousadas ideias”, disse Hermen Hulst, responsável pelos estúdios da PlayStation.
No blogue da PlayStation, é referido que os membros do estúdio estiveram ligados a alguns dos jogos mais populares do mercado, tendo fundado a Savage Game Studios com a intenção de explorar novas ideias e fazer experimentações sem receio, algo que é agora suportado e reforçado pela Sony.
O trio de produtores que fundou o estúdio (Michail Katkoff, Nadjim Adjir e Michael McManus) refere que a vontade de sair das empresas onde trabalharem para formar a Savage tinha como objetivo criar projetos com uma visão muito própria. E é afirmado que a liderança da Sony respeita essa visão sem receio para arriscar em novos conceitos. O vasto catálogo de licenças da PlayStation que o pequeno estúdio vai passar a ter acesso também parece ter sido decisivo para este casamento, cujos valores não foram revelados.
Com a afirmação da PlayStation Studios Mobile Division, a Sony demonstra que pretende explorar outras vertentes de gaming ligados à sua divisão PlayStation. A expansão do catálogo de PC, a nova geração do headset de realidade virtual PlayStation VR2 e agora os smartphones.
O mercado mobile é bastante apelativo, considerando que é responsável por mais de 60% do consumo da indústria dos videojogos e poderá alcançar os 222 mil milhões de dólares. Também a Microsoft, através da palavra do líder da Xbox, Phil Spencer, revelou recentemente numa entrevista à Bloomberg que uma das principais razões para a aquisição da Activision Blizzard era a sua divisão mobile, que inclui a King de Candy Crush, mas também Call of Duty Mobile. Phil Spencer destaca que mais de 1,5 mil milhões de pessoas jogam diretamente dos seus smartphones e que a Microsoft ainda não tinha uma plataforma nativa dedicada ao negócio do mobile.
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