A Sorare é uma startup especialista em cartas colecionáveis digitais do mundo do futebol, geridas por blockchain, com transações feitas em Ethereum. As chamadas ligas de fantasia são uma tendência cada vez mais procura, pelo seu teor de colecionismo, competitivo e claro, com visão de investimento e retorno. Basicamente, uma carta de um jogador valoriza ou desvaloriza dependendo das suas prestações reais, o que torna o jogo ainda mais emocionante.
A startup tem vindo a crescer nos últimos anos, com a aquisição de novas licenças, tanto de clubes como jogadores. A Sorare usa tecnologia blockchain para transferir para o mundo online os princípios do colecionismo de cartas de jogadores, mas as cartas não servem apenas para colecionar e são utilizadas no jogo Global Fantasy Football, para competir ao fim de semana e tentar obter os melhores prémios.
Recentemente somou 680 milhões de dólares em nova ronda de financiamento de Série B, naquele que foi um recorde de investimento na startup. A empresa diz que vai construir a próxima gigante no entretenimento no mundo desportivo.
Nicolas Julia, cofundador da empresa, salientou numa nota do seu blog que a sua ambição para a Sorare no verão de 2018 era criar um novo jogo que pudesse desbloquear o potencial ilimitado baseado na tecnologia não fungível. Essa visão traduziu-se na sua paixão partilhada pelo futebol, na criação da sua liga de fantasia. E a bordo entrarem muitos fãs, investindo no potencial da sua tecnologia.
Veja na galeria imagens do jogo de Futebol Fantasia da Sorare
Este é o segundo grande investimento angariado pela Sorare, pois em fevereiro revelou uma ronda de Série A no valor de 50 milhões de dólares, com investidores de renome, como a Benchmark (que tem investido em muitas redes sociais) e uma equipa de investidores que inclui alguns nomes sonantes do futebol mundial como Antoine Griezmann, Rio Ferdinand e Oliver Bierhoff.
O investimento tem sido importante para a empresa garantir ainda mais conteúdo, através do licenciamento de mais ligas, clubes e jogadores, e este ano garantiu os direitos da espanhola La Liga, assim como 50 seleções nacionais e clubes. A empresa conseguiu escalar a sua infraestrutura de Ethereum, mas ao mesmo tempo reduzindo drasticamente a sua pegada de carbono.
O líder da empresa diz que durante 2021, a sua liga de fantasia atraiu ainda mais jogadores, clubes e claro, mais fãs do jogo virtual por todo o mundo, que abraçaram o modelo NFT da Sorare, “descobrindo uma nova e profunda conexão ao futebol. Ao todo, a empresa tem 180 clubes e 6.000 jogadores licenciados ao serviço dos quase 600.000 utilizadores registados. Tudo isto antes da nova ronda de investimento.
O novo investimento foi liderado pela SoftBank, com a participação de empresas como a Atomico, D1 Capital, o cofundador do Reddit Alexis Ohanian e novamente mais jogadores de futebol, para mencionar alguns. Esse investimento vai agora ser direcionado ao aumento da equipa da empresa, procurando recrutar talento pelo mundo, tanto para os escritórios da Europa como América. Vão ser adicionadas mais 20 ligas de futebol e 50 seleções nacionais de topo.
A empresa procura também acelerar a expansão do jogo de fantasia para smartphones, sendo esta a principal plataforma. Vai ainda investir no marketing para dar a conhecer o jogo mais fãs espalhados pelo mundo. Mas talvez a principal novidade é que a empresa promete expandir-se para outros desportos de fantasia no futuro. O objetivo é replicar o modelo do futebol em outras modalidades, esperando que o primeiro “spin off” surja em 2022.
A Sorare tem também planos para a comunidade, divididos em três programas. O primeiro pretende suportar iniciativas lideradas pela própria comunidade, sobretudo aqueles que pretendem levar a magia do futebol aos utilizadores mais jovens, de cenários socioeconómicos desfavoráveis.
O segundo é proporcionar aos pequenos negócios as mesmas ajudas que receberam no seu início, sobretudo no campo do desporto e videojogos. Por fim, querem ver mais mulheres representadas nos desportos. A empresa acredita que os NFTs podem acelerar o desenvolvimento dos desportos para mulheres. Nesse sentido vai haver uma aposta no investimento no futebol feminino.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários