A data oficial do arranque do projeto integrado no novo pólo de investimento em inovação e empreendedorismo que foi lançado há dois meses na cidade de Braga já tinha sido avançada pelo TeK, assim como a parceria estreita estabelecida com a Microsoft Ventures, o que cria um paralelo com cerca de 20 outras localizações de aceleradores de empresas no Mundo.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, adiantou ao TeK que a Startup Braga arranca já com 5 empresas seleccionadas entre as candidaturas mais inovadoras. Nos próximos meses vão ter início os programas de pré-aceleração, aceleração e incubação que trazem para Braga uma capacidade de apoio às novas ideias e novas iniciativas empresariais com características diferenciadoras face às ofertas que existem no país.

"Temos uma rede de mentores e parceiros muito relevante, e critérios rigorosos, dando acesso a uma série de serviços e formação para as empresas [...] os empreendedores deixam de ter razões para ir localizar a sua startup lá fora porque aqui têm uma excelente rede de apoio e acesso ao financiamento e internacionalização", explica Carlos Oliveira.

Hoje arrancam já os registos para quem quer ter acesso ao programa de aceleração que tem início a 15 de setembro e a meta definida é de "apoiar 10 empresas e empreendedores com garra para tirarem valor do programa". As candidaturas o programa de pré-aceleração abrem na próxima semana.

"Braga é um local com vantagens para projectos inovadores" defende o presidente da InvestBraga, alinhando argumentos que passam pelo facto da zona já ter visto nascer empresas como a Mobicomp, Primavera, Farfetch ou a Edigma; mas também a proximidade com o talento gerado na Universidade do Minho e a própria localização geográfica.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico