O projeto da TWEvo consiste num modem sem fios para comunicar com robots e drones e pode ser aplicado na exploração interplanetária. Já tinha sido um dos vencedores do programa Carnegie Mellon Portugal Entrepreneurship in Residence (inRes).

Desenvolvida no âmbito da investigação de pós-doutoramento de Carlos Ribeiro, no Politécnico de Leiria, a tecnologia responde “efetivamente às necessidades identificadas no mercado”, afirma o também docente no IPL, uma vez que as ligações sem fio “são adaptáveis aos requisitos dos clientes e desafiam os limites do que está atualmente disponível no mercado, já que permite que novas aplicações transmitam enormes quantidades de informação em tempo real", explica.

tek TWEvo

“Ao longo do doutoramento, desenvolvi várias técnicas e algoritmos avançadas para comunicações sem fios. A minha pesquisa inicial era destinada ao 4G, mas, nestes últimos anos, pareceu-me interessante adaptar esse conhecimento que adquiri no doutoramento e pós-doutoramento para criar um produto muito específico, capaz de chegar aos mercados internacionais, que são muito exigentes, em termos técnicos."

A passagem do projeto pelos EUA  permitiu à equipa “validar as necessidades do mercado e obter um conhecimento aprofundado dos requisitos dos clientes deste país, trabalho que iremos fazer agora também na Europa”, assinala Carlos Ribeiro.

Numa primeira fase, a Twevo vai receber financiamento para fazer uma avaliação do mercado e obter feedback relativamente à aceitação e potencial do produto no âmbito do SME Instrument, o instrumento financeiro do Horizonte 2020.

Depois, poderá candidatar novamente o projecto a financiamento para posterior colocação no mercado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.