Chama-se Cubyn e nos últimos dois anos angariou investimentos de mais de 40 milhões de euros. A startup francesa desenvolveu uma plataforma de logística para gerir todo o processo de expedição, desde que uma encomenda é feita até chegar ao cliente. O serviço foi pensado para entregas internacionais, que representam hoje 60% do negócio, e para servir o comércio online. 

A nova ronda de financiamento bem-sucedida da Cubyn, anunciada esta quinta-feira, vai fazer entrar na empresa 35 milhões de euros, que vão servir para iniciar o processo de internacionalização, que começará por Portugal e Espanha. 

Juntos, os dois mercados estão entre os cinco maiores da Europa no comércio online, sublinha a empresa e “embora ainda tenham um longo caminho a percorrer em termos de maturidade logística”, admite Adrien Fernandez-Baca, atraem a startup pelas “muitas oportunidades para desenvolver os nossos negócios nesta região”, acrescenta o CEO e cofundador da startup. Os dois países são também os mais relevantes nos fluxos transfronteiriços já assegurados pela Cubyn. 

As operações ibéricas arrancam já em abril e vão ter como suporte um armazém de 10 mil metros quadrados nos arredores de Madrid. Ao longo do ano a startup quer também expandir-se a Itália, Reino Unido e Alemanha e reforçar capacidade em França, com a abertura de um armazém automatizado em Paris, com 25 mil metros quadrados. Nos recursos humanos, o plano passa por duplicar a equipa, dos atuais 85 colaboradores para 170.  

Compras online: 38% dos portugueses são adeptos do ecommerce e Portugal sobe ao 40º lugar em ranking global
Compras online: 38% dos portugueses são adeptos do ecommerce e Portugal sobe ao 40º lugar em ranking global
Ver artigo

A Cubyn defende que ainda não existia no mercado uma solução de logística eficiente e escalável, de alcance global e orientada para o comércio eletrónico e posiciona aí a sua proposta de valor.  “Vemos aqui uma grande oportunidade de criação de uma rede de logística neutra, económica e eficiente na área do comércio eletrónico”, refere  Adrien Fernandez-Baca.

A startup lançou a sua plataforma de logística integral para o comércio eletrónico em 2019, a partir de tecnologia proprietária que permite “agilizar as operações logísticas de comerciantes, desde apps na internet à otimização avançada por meio de algoritmos e robótica ao serviço dos armazéns”, explica a empresa. 

Em conjunto estas tecnologias, disponibilizam uma solução de logística integrada que a empresa diz ser 30% mais competitiva no preço que outras soluções semelhantes. Esta plataforma permitiu-lhe aumentar o Valor Bruto de Mercadorias geridas de 30 para 250 milhões de euros em 2020.

Os serviços da Cubyn preveem o armazenamento nas suas instalações. Quando o cliente recebe uma encomenda online inicia-se o processamento automático do pedido e é preparado o envio, recorrendo a um algoritmo interno que ajuda a determinar a operadora mais eficiente para cada envio. O cliente acompanha o processo à distância através de uma solução as a service. 

A mais recente ronda de capital da Cubyn foi liderada pela Eurazeo e pela Bpifrance Large Venture, contando ainda com a participação de outros investidores. Na lista de clientes a startup tem nomes como a Fnac ou o Backmarket. 

 

 

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.