A startup portuguesa Networkme dedica-se a ajudar os jovens a descobrirem que carreira devem seguir, assim como as empresas a recrutarem talento. Depois de um ano a operar no mercado nacional, a empresa pretende lançar-se em Espanha a partir de setembro, fazendo um investimento de 1 milhão de euros na sua expansão durante o próximo ano. Nas suas projeções, a Networkme espera chegar a 300 mil alunos no mercado ibérico até setembro de 2023.

A empresa diz que a sua estratégia de crescimento é motivada pela taxa de desemprego jovem em Espanha, que chegou aos 40% durante a pandemia. Por outro lado, pretende ajudar as necessidades das empresas parceiras portuguesas, igualmente a operar no mercado espanhol, a atrair talento jovem do país.

A Networkme vai iniciar a recrutar em Espanha, mas mantém os planos de recrutamento e a sua sede em Portugal. Será daqui que vai continuar a criar serviços transversais a todos os seus futuros mercados e aumentar o impacto que tem na vida dos jovens que procuram o seu primeiro contacto com o mundo laboral.

“A missão da Networkme sempre foi a de ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo para a diminuição do desemprego nestas faixas etárias. Quando construímos a nossa estratégia de expansão, tivemos de analisar diversos fatores, entre eles o impacto social que uma plataforma como a da Networkme pode ter”, referiu Felipe Vieira, cofundador e CEO da startup.

Para ajudar na expansão da startup, a empresa contratou Mariana Saragoça, anteriormente responsável pelo gabinete de carreiras da NOVA SBE, assume o papel de Customer Success Manager. A sua função será ajudar na expansão da plataforma através da angariação de novos clientes, assim como melhorar as relações com utilizadores, clientes e parceiros atuais.

A plataforma oferece aos estudantes ou recém-formados ferramentas num ambiente lúdico onde podem desenvolver competências fundamentais para entrarem no mercado. Pode realizar desafios simulando situações reais, que são propostas por profissionais de empresas parceiras, retratando situações comuns do dia-a-dia de cada função, explica a Networkme no comunicado.

Até ao final de junho, a plataforma contabilizou 20 mil jovens, com uma taxa de crescimento de 25% por mês. A startup espera agora continuar este ritmo de crescimento mensal durante a expansão por Espanha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.