Aquela que foi a única representante portuguesa na hackathon da conferência anual de programadores organizada anualmente pela gigante tecnológica norte-americana recebeu a maioria da votação atribuída, não só pelos restantes programadores participantes, mas também pela Mobile Transformation Team da Google.

A equipa portuguesa criou e desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP), uma página de internet otimizada para um carregamento simplificado e mais rápido quando acedida através de dispositivos móveis, do site da Findster.

Olga Nozal, gestora de UX Mobile da Google para Portugal e Espanha, esclareceu que a startup “foi eleita a vencedora do evento com uma página muito bem desenhada e completa que respondia a todos os critérios” e que permitiu reduzir os tempos de carregamento em 57%.

A Findster anda nas bocas do mundo graças ao bom estilo português: fazer muito com pouco
A Findster anda nas bocas do mundo graças ao bom estilo português: fazer muito com pouco
Ver artigo

Com o conhecimento adquirido nesta competição, André Carvalheira, managing director da Findster, esclarece que a startup implementou a tecnologia AMP na sua página porque “o futuro do e-commerce é mobile e uma página mobile lenta é o suficiente para um cliente abandonar a página antes sequer dela carregar”, ressalva.

Criada em 2015 por Virgílio Bento, David Barroso e Paulo Fonseca, a Findster Technologies é uma startup que criou o primeiro sistema de localização de animais de estimação que permite comunicação em tempo real e não exige o pagamento de mensalidades.

No início deste ano, a empresa concluiu uma ronda de financiamento de três milhões de euros na sua segunda ida ao mercado, montante utilizado em vendas, marketing e recursos humanos.

Atualmente, a empresa tem clientes em mais de 70 países e, embora tenha a produção em Portugal, 99% das vendas da Findster são internacionais, sendo os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido os seus principais mercados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.