
A Pleez, uma startup portuguesa na área de restauração, anunciou a realização de uma ronda de investimento no valor de 1,5 milhões de euros. O investimento será aplicado no seu algoritmo, que tem ajudado os restaurantes a aumentar as suas vendas de delivery em 15%. O novo capital vai permitir à empresa a sua expansão internacional, começando primeiro pela Espanha, seguindo-se os restantes mercados europeus.
O plano da startup é ajudar 10% de todos os restaurantes que trabalham com plataformas de delivery na Península Ibérica nos próximos 12 meses. A empresa afirma que o mercado global de entrega de alimentos e refeições já vale mais de 140 mil milhões de euros, valor que triplicou desde 2017. Em 2021, no mercado português, os serviços de entregas de refeições obtiveram uma taxa de penetração de 28%.
Ainda assim, apesar do crescimento, a Pleez diz que muitos restaurantes ainda não estão a beneficiar das oportunidades disponíveis atrás dos seus menus e essa é a sua missão. “A Pleez oferece um algoritmo que fornece uma análise do menu e da concorrência para melhorar e otimizar o menu do restaurante”, destaca a empresa no comunicado. Através da sua solução, os restaurantes aumentam as suas vendas em 15%.

Basicamente, o restaurante decide qual o seu prato que mais quer vender e o algoritmo da Pleez faz o resto do trabalho. “O algoritmo estuda todos os dados disponíveis provenientes das Plataformas de Entrega e otimiza as ofertas do restaurante, dando sugestões com base nos dados recolhidos e implementando”, disse Vasco Sampaio, cofundador da Pleez.
O novo investimento foi liderado pelo fundo alemão FoodLabs, acompanhado pela Shio Capital, primeiros investidores da Gorillas & da Choco, assim como investidores já existentes Wisenext e APX e outros “business angels”. A Pleez disse que estes parceiros vão ajudar a empresa na próxima etapa, assim como o aumento do impacto que terão nos seus parceiros, os restaurantes e plataformas de entrega, de forma a aumentarem a sua receita através da gestão e otimização da sua própria oferta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários