A Sensei desenvolveu um sistema de reconhecimento de vídeo em tempo real que transforma câmaras de videovigilância em sensores, capazes de analisar o que acontece dentro de uma loja ou supermercado.

O software permite obter a “visão da loja, deteta prateleiras vazias e o espaço que os clientes percorrem, determina se os produtos expostos captam a atenção e contabiliza o fluxo de entrada e saída”, exemplifica em comunicado a startup. Também possibilita a monitorização das interações no espaço de loja e perceber como essa movimentação se traduz em vendas.

“A nossa missão é digitalizar o mundo físico do retalho, tornando as lojas mais inteligentes e capazes de interpretar as necessidades dos clientes, juntando o melhor dos dois mundos: a emoção da experiência de compras numa loja física e a eficiência de ter todas as operações interconectadas de uma loja digital”, afirma Vasco Portugal, um dos fundadores do Sensei.

A tecnologia da Sensei deteta o movimento humano em loja e os resultados são apresentados em tempo real num dashboard, sendo a informação recolhida “anónima e a privacidade totalmente respeitada”.

A recolha de dados revela os padrões da interação dentro da loja e reúne essa informação num SaaS (Software as a Service) presente na nuvem. “Ao otimizar a operação, consegue identificar tendências, fazer correlações de dados e aumentar a disponibilidade de produtos em prateleira, que se traduz em maior número de vendas”, salienta a startup.

A participação, no ano passado, no programa de aceleração Metro Accelerator for Retail, em Berlim, garantiu a atenção destes investidores para esta que é a primeira fase de expansão da startup fundada há um ano por Vasco Portugal, Joana Rafael e Paulo Carreira.

"É importante apoiar startups como a Sensei que estão a trabalhar em tecnologias emergentes e propostas de valor disruptivas no mercado global”, considera Alexandre Teixeira dos Santos, IM Head of Portfolio Development da Sonae. “O que mais nos atraiu na Sensei foi a sua capacidade de inovar e o talento da equipa que suporta o seu desenvolvimento. Esta sinergia é fundamental na hora de investir, porque só desta forma temos a certeza de que entregamos uma solução capaz de ter um impacto positivo”, destaca o responsável.

Greg Rogers, diretor executivo da Techstars, explica que investiu não só numa equipa com conhecimentos profundos na área mas também no foco que tem em trazer o retalho físico para a era digital. O CEO do Metro AG, Olaf Koch, acredita que a Sensei está realmente “a criar valor para os seus clientes e que a sua história vai continuar”.