Zynga, a empresa responsável pela criação de clássicos dos smartphones, como FarmVille, Words with Friends e Zynga Poker, vai ser comprada pela Take-Two Interactive (T2), a multinacional norte-americana que detém estúdios de renome como a Rockstar Games (GTA, Red Dead) e a 2K Games (NBA 2K, Mafia).

A T2 afirmou que vai adquirir todas as ações da Zynga num negócio que ronda os 12,7 mil milhões de dólares (cerca de 11,2 mil milhões de euros), o que valoriza cada ação da empresa californiana em 9,86 dólares.

Com esta aquisição, a T2 garante uma presença imediata no universo dos jogos móveis, mas também os meios para expandir as suas atuais propriedades intelectuais para aquele segmento.

As ações da Zynga dispararam 45% com o anúncio da aquisição. Sentido inverso fizeram as da T2 que caíram cerca de 15% durante a tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro.

"Combinar a experiência da Zynga em mobile e em plataformas de última geração com as habilidades e a propriedade intelectual da Take-Two, permite-nos progredir na concretização da nossa missão de conectar o mundo através dos jogos", afirmou, em comunicado, o CEO da Zynga, Frank Gibeau.