A Tech Data, uma das maiores distribuidoras mundiais de hardware e software, acaba de anunciar a compra de activos da portuguesa DLI, que também actua nesta área, muito focada no mercado empresarial e no retalho. A compra foi feita através da subsidiária local da empresa, a Tech Data – antiga Computer 2000 Portuguesa Lda, mas os valores de aquisição não foram divulgados.

O acordo de aquisição incluiu o inventário, certas contas a receber, alguns profissionais chave e a carteira de clientes, adiantou a Tech Data, que espera obter as autorizações regulatórias necessárias para fechar a compra no terceiro trimestre.

A DLI – Distribuição e Logística para a Informática SA tinha facturado em 2009 cerca de 124 milhões de euros e detinha 22% de quota de mercado na área da distribuição, mas estava a sentir o impacto da crise económica. O Grupo DLI é composto pela DLI Portugal, DLI–II, DLI Angola e pela SN Real State Investment Society e acumula 17 anos de experiência no mercado português, mas nem todos os activos terão sido vendidos à multinacional.

A Tech Data tem presença em mais de 100 países e trabalha para mais de 125.000 fornecedores de TI. Com esta aquisição alarga o seu negócio na Península Ibérica, para além de reforçar o portfólio de fornecedores e aumentar a base de cliente.

Em 2009 a empresa gerou uma facturação de 22,1 mil milhões de dólares e tem vindo a proceder a vários planos de compra de acções próprias.

A Tech Data em Portugal assumiu a antiga Computer 2000 Portuguesa e detém as marcas Datech (ex. Micrograf) e Azlan, com as quais se dirige aos mercados de Engenharia, Arquitectura e Design e Networking e Enterprise. A empresa representa e distribui produtos dos principais fabricantes do sector, chegando a um elevado número de empresas revendedoras de informática para os canais de grandes empresas, PME's e consumo.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada relativamente ao volume de negócios da empresa em 2009 e ao número de países onde está presente.