Tal como previsto, a Tech Data concretizou a aquisição do negócio de distribuição de TI e operações IS da portuguesa DLI. O anúncio foi feito hoje, num comunicado à imprensa assinado pela unidade portuguesa da empresa, considerada uma das maiores, a nível mundial, no que à distribuição de produtos e tecnologias de informação.

O negócio é celebrado através da subsidiária da multinacional em território nacional, a Tech Data Portugal, concretizando as intenções comunicadas pelas empresas em meados de Julho, que já apontavam o terceiro trimestre deste ano como data prevista para conclusão da transferência de propriedade de parte dos activos da DLI.

A concretização do acordo de negócio firmado em Julho dependia da aprovação da Autoridade da Concorrência, que foi obtida agora, mas mesmo depois de confirmado as empresas não avançam quais os montantes envolvidos.

Como oTeK já tinha adiantado, com esta operação a DLI aliena um conjunto de activos ligados à distribuição no mercado nacional, onde passa a apostar em "reforçar e investir em actividades na área dos serviços e logística", mas mantém a área de negócio de distribuição em Angola e Moçambique.

Para a Tech Data, o "negócio marca um passo importante na execução da estratégia para ampliar a base de clientes e portfólio de produtos", que está a prosseguir "através de aquisições seleccionadas", explicou Pauli Amat, country manager da companhia em Portugal.

Com a aquisição e integração da equipa de colaboradores da DLI, a Tech Data anunciou também que vai abandonar as suas instalações em Alfragide, passando a sede portuguesa a estar localizada em Cascais. A empresa mantém um segundo escritório no Porto.