A Apple e a OpenAI terão assinado um acordo que vai permitir levar a tecnologia da dona do ChatGPT para os produtos e serviços da empresa da maçã. Nas últimas semanas têm surgido notícias de conversações entre as duas empresas. A Bloomberg foi um dos meios que citou fontes a referirem essa informação. Agora é o site The Information que assegura que um acordo foi mesmo alcançado, terá confirmado uma fonte que falou com Sam Altman sobre o acordo.

O CEO da OpenAI “ cumpriu um objetivo de longa data ao fechar um acordo com a Apple para utilizar a inteligência artificial de conversação da OpenAI nos seus produtos, o que poderá valer milhares de milhões de dólares para a empresa, se tudo correr bem”, garantiu a fonte citada pelo The Information.

A mesma informação indica que o acordo não é isento de dúvidas e opositores. Do lado da Apple terá merecido a resistência de John Giannandrea, responsável pela área de machine learning, que não vê com bons olhos a utilização de chatbots baseados em grandes modelos de linguagem nos produtos da Apple.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, também estará preocupado com o acordo. A Microsoft investiu já milhares de milhões de dólares na OpenAI - 13 mil milhões de dólares, mais concretamente e graças a isso mantinha uma parceria de termos exclusivos com a empresa em vários aspetos. Satya Nadella estará apreensivo em relação ao impacto que o acordo com a Apple terá na parceria com a Microsoft.

Falta saber não só em que termos a parceria entre a Apple e a OpenAI vai funcionar, como exatamente o que prevê. Sabe-se que a Apple já tem vindo a usar a API da OpenAI para testar inovações em alguns serviços, como novas funcionalidades para a Siri, que a tornem mais capaz de interagir com o utilizador, em vez de apenas responder a questões. Não se sabe que experiências vão passar a produtos comerciais.

Mais detalhes devem ser revelados em breve, uma vez que a conferência anual de programadores da Apple está agendada para o próximo dia 10 de junho. A grande maioria dos rumores que têm antecipado o evento apontam para muitas novidades precisamente na área da inteligência artificial em produtos e serviços da marca, o que não é de estranhar já que a IA é o tema do momento.

Nas últimas semanas foi também já avançado que a dona do iPhone estaria a negociar um acordo de licenciamento de tecnologia, idêntico ao que terá sido feito com a Apple, com a Google, que desenvolveu o Gemini.

Sam Altman, o polémico CEO da OpenAI, terá sido o responsável pelo acordo alcançado com a Apple, uma parceria que deverá reforçar em muito as receitas da companhia nos próximos anos. O acordo reforça também o poder do homem que tem sido criticado por desviar a OpenAI da sua missão inicial: desenvolver tecnologia aberta e para o progresso da humanidade; para a transformar numa empresa focada na geração de lucros.