As marcas tecnológicas têm o seu valor. A ideia fica provada no mais recente ranking BrandZ, elaborado pela consultora Millward Brown , que coloca Google , IBM, Apple e Microsoft , por esta ordem, nos lugares cimeiros das marcas mais valiosas do mundo.

O mundo das tecnologias da informação e da comunicação volta a ser representado no nono e 10º lugar, pela China Mobile e pela Vodafone, respectivamente, classificadas a seguir à Coca-Cola (5º), McDonald's (6º), Marlboro (7º) e GE (8º).

Outras grandes marcas TIC como a HP, BlackBerry, Amazon e Oracle aparecem entre as 20 primeiras posições deste ranking, que avalia os resultados financeiros dos grupos e a fidelidade dos consumidores das respectivas marcas.

Refira-se que a Google liderou, pelo quarto ano consecutivo, a listagem da Millward Brown e está avaliada em mais de 86,6 mil milhões de euros.

A consultora revelou ainda que, apesar da crise, o valor global das 100 marcas mais valiosas do mundo cresceu quatro por cento face ao ano anterior.

Das quatro líderes, a da Microsoft foi a única que não se conseguiu valorizar comparativamente a 2009. A marca Google valorizou em 14 por cento, a IBM em 30 por cento e a Apple em 32 por cento.

A Samsung (80%), a Baidu (62%), MasterCard (57%), Next (54%) e Visa (52%) foram as empresas cujas marcas mais cresceram no último ano.