A tecnológica portuguesa FeedZai acaba de ser incluída numa restrita lista de empresas classificadas pela Gartner como especialistas na área de software de Business Intelligence. A Spin Off nacional é a única europeia a integrar a selecção da analista especializada nos mercados de TI.

O reconhecimento da empresa criada na Universidade de Coimbra como uma "Cool Vendor in Analytics and Business Intelligence 2011" foi anunciado hoje, com os responsáveis a destacaram a importância do "selo".

"Ser a única empresa Europeia e apenas uma das cinco em todo o mundo a ser considerada uma empresa Cool Vendor em Business Intelligence é como estar na final da Champions League: muito trabalho e persistência colocam-nos ao nível dos melhores do mundo", afirma Pedro Bizarro, responsável pela área científica da FeedZai.

Nascida em 2008, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a empresa é especializada em desenvolvimento de soluções para processamento de grandes volumes de dados em tempo real, encontrando-se "em fase de expansão e de internacionalização", lê-se na nota à imprensa.

"Quem trabalha nas tecnologias da informação sabe que as maiores e mais influentes empresas do globo não adquirem software sem antes consultar a Gartner", acrescentou o responsável, que encara a nomeação como resultado da "política de exigência" da empresa.

Ericsson, BES e EDP são alguns dos principais clientes daquela que foi a primeira Spin Off resultante do programa Carnegie Mellon University Portugal.